terça-feira, 13 de setembro de 2011

História do dia dos pais


Já comemoramos tanto!!! Todos os anos a publicidade e o mercado trazem novidades, correria para comprar o presente, desejar um feliz dia não só aos nossos próprios pais, mas aos maridos, amigos, primos, tios... Mas você já parou para pensar como surgiu a data especial? Vasculhando as histórias, dizem que: O primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem com o nome de Elmesu, há mais de 4.000 anos na Babilônia. Como foi a comemoração? Bem, a história conta que o jovem esculpiu em argila um cartão... Inspirador!!!
Porém o primeiro dia dos pais comemorado foi em Washington na data de julho de 1910. Os pais vivos eram homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com rosas brancas. A notícia se espalhou e a comemoração começou a ser realizada em outras cidades. Em 1972 foi proclamado o segundo domingo de julho para o dia dos pais.
A comemoração no Brasil chegou em 1953, o incentivo veio do jornal O Globo do Rio de Janeiro,  a data com o passar do tempo foi para o segundo domingo de agosto (Ok! Foi por motivos comerciais)

 
 
 
 
Os pais e suas diferentes culturas
Indígenas: São os pais que tem direito a repouso pós-parto! Recebem alimentação e os presentes. São quase 2 meses de descanso.
 Judaicos: A tradição indica o pai como responsável pela educação religiosa dos filhos. Os pais recém de seus filhos total respeito e obediência.
Ciganos: O rumo de história dos filhos dependem dos pais, toda e qualquer decisão é um direito do pai. Quando seus filhos se casam e acaba em separação, os pais não podem ver os filhos durante 10 anos,  o divorcio significa quebra da paternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário